sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Jogos Matemáticos na Educação Infantil

Oficina:
Jogos, divertimentos e quebra-cabeça.

·         Por meio desses recursos, os alunos aprendem Matemática brincando. No jogo, o aluno desempenha papel ativo na construção do seu conhecimento, desenvolvendo raciocínio, autonomia, alem de interagir com os seus colegas.

Objetivo:
  • Propiciar a professores das séries iniciais o uso de jogos como um forte aliado metodológico nas aulas de matemática fazendo com que a criança se  inicie no conhecimento matemático de uma forma menos traumática e mais prazerosa.
Exemplos de Jogos

I – JOGO DE ELIMINATÓRIA

Identificação
  • Comparação de rostos

Composição
  • Três conjuntos idênticos compostos de 15 rostos cada conjunto com seus respectivos nomes abaixo de cada figura. Poderá ser feito em papelão ou em papeis de embalagens vazias (caixas de sapato, remédio, etc...)

Idade
  • A partir dos 5 anos

Objetivos  
  • Desenvolver a percepção visual e o pensamento lógico;
  • Classificar figuras através de eliminação;
  • Adquirir a noção de semelhança e de diferença.

Modo de jogar

  • Distribuir 2 conjuntos de figuras para a dupla participante, ficando o terceiro conjunto para “compra” de ambos.É importante lembrar que ambos possuem as mesmas figuras.
  • Os jogadores deverão descobrir a figura de seu adversário, retirada do conjunto de compra, por meio de perguntas eliminatórias tais como: sua figura tem óculos? É mulher?, Tem laço no cabelo?...
  • Cada jogador deverá fazer uma única pergunta na vez de jogar.
Ex. O jogador A pergunta: Sua figura tem laços no cabelo?
Jogador B responde: Sim
Então o jogador A deverá eliminar de seu conjunto todas as figuras que não possuem laços no cabelo, deixando apenas aquele que possuem laços.
·         Depois é a vez do jogador B fazer sua pergunta. Vence aquele que descobrir primeiro a figura de seu adversário.

III – JOGO DO QUADRO TOTAL

Identificação
  • Associação entre numeral e número
Composição
  • Nove cartela contendo, cada uma, um numeral especifico;
  • Cartelinhas com a mesma quantidade de figuras, palavras com o número de letras correspondentes ao numeral  impresso e o nome do numeral por extenso em letras de  imprensa para facilitar a contagem das letras.
Idade
  • 5 a 6 anos

Objetivos
  • Relacionar o numeral à quantidade de letras de uma palavra, à quantidade de figuras e ao seu próprio  nome escrito por extenso.

Modo de jogar
  • Individualmente ou em grupos, a criança simplesmente deverá preencher a sua cartela encaixando as cartelinhas correspondentes ao seu numeral.

                                                           Responsáveis: Bruna Mayara Câmara da Silva – PED 5VA (UnP)
                                                                                      Eunice Gomes de Lima - PED 5VA (UnP)
                                                                                       Francisca Eva Vilma Dantas Silva - PED 5VA (UnP)


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